E-familynet.com Ticker

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Será que meu filho vai repetir de ano?

Postado por Julianna Fontenelle às 19:24

Todo ano é a mesma coisa, vai chegando o último bimestre escolar e os pais começam a ficar tensos, com a possibilidade de notas baixas dos filhos na escola, recuperação, e o pior, repetir de ano.
Pode parecer chato para as crianças, mas o acompanhamento diário dos pais pode fazer toda diferença nessa época. A agenda que as crianças trazem a cada dia, as tarefas e uma comunicação com os professores são ferramentas para serem conferidas no cotidiano escolar.
Prêmios e castigos também podem ajudar. Nesse caso vai muito da personalidade da criança e da educação seguida pelos pais. É preciso escolher a melhor opção, para que vire um incentivo e não uma repreensão pura e simplesmente. Se o foco for muito forte em um ou outro, fugirá do mais importante que é a educação. O passar ou não de ano é uma consequência da intensidade dos estudos e do que o aluno absorveu durante todo o ano.
O mais importante então é a criação de uma rotina de estudos. O contato diário com as matérias faz com que elas obtenham uma maior facilidade em acompanhar o material visto em sala de aula. E a recompensa maior é o exito e o reconhecimento dos pais.
Da mesma forma, o contrario também é aplicado. O maior castigo já é colocado pelo próprio aluno. Se ele não se interessa, não faz as tarefas, não tem atenção nas aulas, a repetência é quase que inevitável e é consequência de atos que ele mesmo escolheu para si.
Não sendo esse o caso, digo, se o aluno é interessado, faz as tarefas, tem uma rotina de estudo, e mesmo assim, não consegue boas notas, ele não necessita de castigo, mas sim de ajuda. Nessa hora os pais precisam ter o entendimento de acompanhar mais de perto, apoiar e se possivel até obter uma ajuda externa, como um reforço escolar, por exemplo.
O que não pode ser esquecido, de forma alguma, é não fazer de uma má experiencia num ano letivo, um motivo de um trauma, que possa levar a criança a querer, consciente ou não, se afastar cada vez mais dos estudos e criar um perfil de derrotado, como se fosse impossível para ela conseguir novamente o exito nos estudos. Os pais precisam sempre ter a postura de incentivadores dos seus futuros profissionais.




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
#160