E-familynet.com Ticker

terça-feira, 17 de maio de 2011

Desenvolvimento infantil - Dois anos e meio

Postado por Julianna Fontenelle às 16:32
Quer ver minha filhota bem feliz, dê lapis e papel pra ela. E se quiser ver mais feliz ainda, sente do lado pra "riscar" junto. Alice adora pintar, desenhar, "escrever"... Um dia desses ela fez um risco num papel e me mostrou: "oia mamãe eu iquei Aice". E, sem querer aumentar, o risco que ela fez tinha um formato de A. rsrsrsrs.
Já vejo que o segurar do lapis mudou. Agora já está mais firme. E, quando vai pintar, já consegue pintar mais dentro que fora. 
Fui pesquisar um pouco pra ver como se dá esses trabalhos de pintura na idade dela e olha o que eu achei no site da Baby Center... (se vc clicar, vai encontrar mais coisas)


Desenvolvimento motor: dons artísticos 

Logo logo você vai notar algumas mudanças naqueles rabiscos irreconhecíveis. Em uma primeira etapa, por volta de 1 ano, 1 ano e meio, tudo o que seu filho conseguia fazer era segurar o giz de cera com praticamente a mão toda e movimentá-la ao acaso pelo papel. Depois passou a fazer linhas mais retas, valendo-se mais do pulso. 

Por volta de 2 anos e meio, os dedos passam a ter mais agilidade, e muitas crianças já conseguem segurar o lápis entre o dedo indicador e o polegar. Com isso, têm melhor controle do que fazem e algumas formas começam a aparecer, como círculos ou linhas curvas de um arco-íris. 

Incentive os dotes artísticos tendo em casa bastante material para brincar, como giz de cera, canetinhas, tinta, argila ou massinha (fique de olho no selo do Inmetro para garantir que são apropriados para a idade da criança). Não se preocupe muito com resultados "concretos", já que o que importa mesmo agora é o "fazer". 


Agora pra completar nada melhor que fazer massinha pra brincar. Não esqueçam de forrar o chão ou a mesa com uma toalha plástica e de colocar uma roupa já surrada, ou avental. E podem por a mão na massa!


1 comentários:

Paty Fortunato on 18 de maio de 2011 às 23:39 disse...

Q legal! Meu filho adorar brincar de massinha. Eu vivo comprando, agora vou fazer heheheh...
Valeu a dica.

Beijocas!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
#160