E-familynet.com Ticker

domingo, 1 de março de 2009

Receita de papinha da maçã

Postado por Julianna Fontenelle às 23:28
Gente,
Quem me conhece sabe o quanto que eu relutei de dar outra coisa pra Alice que não fosse meu leite, mas estudando pela manhã e trabalhando à tarde, não dá pra tirar tanto leite. Pelo menos uma refeição tinha que ter outra coisa pra dividir um pouco.

Começei com umas colheres apenas de mamão ou suco de laranja até pra ajudar também a fazer o dois, pois ela passa até quatro dias sem fazer. E fica enjoadinha!!!

Mas na semana passada lembrei de uma receita que vi fazer lá na França. Pedi a mamãe pra comprar as maçãs e coloquei a mão na massa, quer dizer na fruta.
Coisinha mais simples.



PAPINHA DE MAÇÃ

Pega a quantidade de maçã que vc quer. (eu fiz com 4, mas não é aconselhavel fazer com mais que isso, pois não pode guardar por muito tempo) Tira as cascas e aquele meiozinho mais duro, com as sementes e pica pequenininho. Coloca numa panela pra cozinhar com um bocado de água. Nada de por açúcar, viu! Além de não fazer bem pro bebê, pra quem não sabe, as papilas gustativas, que são umas coisinhas que tem na nossa lingua e que faz a gente sentir os sabores, tem muito mais na linguinha dos bebês que na nossa. Então o que a gente sente doce, os nossos amorzinhos sente três vezes mais que a gente. Imagina isso... Judiação, né?!





Sim, voltando pra receita...

Quando a maçã tiver bem molinha, você pode ajudar com um garfo ou com a peneirinha pra ficar sem pedacinhos. Pronto.

Pra quem quiser dar só de maçã é só isso. Mas eu fiz a mesma coisa com uma pêra e com uma fatia de mamão. Depois de cozidinhos e amassadinhos eu misturei metade da papinha de maçã com a pêra e a outra metade com o mamão. Deu pra 4 dias.

A Alice ADOROU!!! Principalmente a com pêra.




Essa terça próxima ela vai à pediatra e vamos contar todas essas novidades. Acho que ela não vai ficar muito feliz, mas espero que ela seja compreensiva. Daí eu aproveito pra perguntar como incrementar o menu da princesinha.

Ei, que for experimentar com seus babys, depois dá uma passadinha aqui e conta como foi a reação do pimpolhinho.

Bjinhos doces pra todos!

EDIÇÃO 31/12/2010

Já vai fazer 2 anos que eu postei essa receita e ela é a mais vista de todas as postagens do blog. Também, é uma delícia, né!
Vim acrescentar uma coisinhas, pois surgiram dúvidas...
  • Porque cozida? Pode ser raspadinha?  Pode sim!, mas ela cozida fica bem mais docinha e molinha (sem precisar por açucar). Ela perde um pouco da acidez normal da maçã e fica parecendo um purezinho.
  • Dá pra 4 dias? Não. Dá pra bem mais. Acho que eu usei por uns 15 dias. 
  • Como armazenar? Precisa por na geladeira ou no freezer? Eu usei os potinhos da Nestlé e fechei hermeticamente. Coloquei a receita nos potinhos e fechei com as tampas próprias. Coloquei pra ferver pór quinze minutos numa panela na qual ficassem cobertos. Depois que apaguei o fogo tirei da panela e mergulhei em uma outra com agua gelada (com gelo, de preferencia), pra dar o choque térmico. Desssa forma pode ser amazenado até fora da geladeira. Como eu fiz pouco, deixei na geladeira mesmo. Depois de aberto, só na geladeira e dura só de 6 a 8h. 
  • Precisa esquentar? Ah, qdo for dar ao bebê não precisa esquentar. Se estiver fora da geladeira, pode dar direto, se estiver gelado, tira umas duas horas antes pra não ficar muito gelado.   
Gente adorei receber as dúvidas de vocês. Podem escrever, viu, que responderei sempre...

8 comentários:

Juliana Melos on 2 de março de 2009 às 13:10 disse...

Ai adorei esa dica de como fazer papinha de maça....boa idéia!
vou fazer para o meu Lipe...
beijos

Anônimo disse...

Pq cozinhar a maçã? Não pode ser raspadinha??

Julianna Fontenelle on 4 de março de 2009 às 15:55 disse...

Pode sim!, mas ela cozida fica bem mais docinha e molinha (sem precisar por açucar). Ela perde um pouco da acidez normal da maçã e fica parecendo um purezinho.

Das Coisas Que Eu Já Vi on 4 de março de 2009 às 16:40 disse...

Huummm.... deve ficar uma delícia. Vou fazer para o Artur assim tb!!

Anônimo disse...

Dá pra quatro dias certo???
Mas como voce armazenou???
Na geladeira ou no freezer???
Depois esquenta???

Nany on 24 de agosto de 2011 às 15:48 disse...

Amei seu blog e coincidentemente minha filha também se chama Alice e eu estava agora mesmo tentando dar a maçã raspadinha...mas ela não gostou vamos ver se cozida ela aceita. Te agradeço muito pelo blog.

Cinara Alves disse...

Fiz a sua receita da papinha de maçã.... minha filha ( Naralisse ) adorou. Ela só tem 04 meses. Eu queria dar a maçã, mas não gostava dela raspada, devido prender o intestino e sua receita veio em boa hora. OBG.

Anônimo disse...

Querida AMEIIIIIII sua receitinha de papinha....menina é um dureza raspar a maçã e a pêra, só acha essas frutas duras no supermercado, a maçã argentina sumiu de vez (que era mais mole pra raspar) e a pêra não madura de jeito algum, qdo parece estar mole, você cortar ela ai ja apodreceu no miolo. Um super Bjo Mirela Garcia

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
#160